domingo, 23 de outubro de 2011

Estrelinha Bella

Nesta última quinta-feira, infelizmente, perdemos uma grande amiga, após uma imensa batalha de 1 ano contra uma doença horrível. Ela era mãe de um grande amiguinho da Nandinha, portanto, elas já vinham acompanhando essa trajetória.

Neste mesmo dia, foi o dia da apresentação de teatro da Gabi, por isso, ao longo do dia, apesar de já ter acontecido, não dissemos nada para elas. Somente respondi à Nandinha quando me perguntou sobre a Bella, e eu respondi que logo ela viraria estrelinha. À noite, conversamos com elas para que entendessem o que tinha acontecido e, também, Nandinha pudesse entender um possível comportamento diferente do amigo nos próximos dias e como poderia ajudá-lo. E quis ir pra janela pra achar uma estrelinha pra ver a tia Bella.

No dia seguinte, Raquel, a professora da Nanda, me contou o que tinha havido na escola. Luizinho teria levantado o braço na turma e comentado que sua mãe havia falecido e que todos em sua casa choraram bastante na noite anterior. Raquel explicou que os adultos também choram, e de repente, Nanda responde:


- Eu sei porque a mãe do Luizinho morreu.

- Ah é, Fernanda? Por quê? – pergunta Raquel.

- Porque ela estava doente, com um dodói na barriga e estava sentindo dor. Como o Papai do Céu não gosta que pessoas legais sintam dor, então ele levou ela lá pra cima pra ficar junto com ele, ajudar ele e virou estrelinha. Assim ela não sente mais dor.

- É verdade, responde Luizinho.

E assim se encerra o assunto na sala.

Quando conversei mais tarde com Raquel, ela contou como se sentiu por “ter sido salva” por uma criança de 5 anos e o quanto Nanda é e foi especial.  Apesar da grande turma, parecia que naqueles rápidos minutos, só tinham os 3 na conversa.

Quando Nanda chegou em casa à noite, a única coisa que comentou comigo, foi que “o Luizinho não fez nenhuma besteira”.

Apesar de toda nossa dor, fico feliz que ela tenha entendido na linguagem dela e eles tenham conseguido conversar sobre o assunto.

À nossa amiga Bella, desejo que descanse em paz, mas tenho certeza que está muito bem lá em cima e olhando por seus filhos e toda a sua família.

À sua família, toda força que precisam neste momento, mas continuaremos juntos!

Sentiremos saudades, Bella!

Um grande beijo de todos nós,
Tati, Bean, Nandinha e Gabi

Um comentário:

  1. Na verdade tudo aconteceu porque todas as pessoas envolvidas são muito especiais! Agradeço diariamente por tê-los em minha vida.

    ResponderExcluir