terça-feira, 3 de agosto de 2010

Falência x Investimento

Há algum tempo atrás, aprendi no SOS Babá que deveria, de vez em quando, incentivar os "bons modos" e "atitudes" das crianças dando estrelinhas (ou carinhas verdes ou bolas brancas ou subir degraus em escada) quando fizessem algo correto. E deveria retirá-las (ou dar carinha vermelha ou bola preta ou descer degraus), caso não tivessem o comportamento esperado/adequado.

ATENÇÃO: Este recurso só pode ser utilizado eventualmente, senão a criança só passa a fazer pelo incentivo e não por entender naturalmente o que é certo/errado.

Pois bem, após tentar quase todas as versões, essa técnica acabou evoluindo para moedas, pois era a que dava um melhor resultado. Com o tempo, perceberam que a de R$1,00 valia mais e esta ficou sendo o prêmio.

Nos últimos dias, consegui que experimentassem algumas comidas e sucos novos, mesmo que depois não gostassem. Também consegui que fossem à dentista pela 1ª vez e fizessem tudo que ela mandasse, sem chorar e qualquer tipo de drama "sem fundamento". Pasmem, nem a dentista acreditou no resultado final. Isso me custou, além da conta final, 5 moedinhas de R$1,00 para cada.

Ontem começaram a querer pedir notas de R$2,00. Acho que estão ficando muito espertinhas muito rapidamente... :) Assim, logo logo terei que pedir dinheiro emprestado pra elas. rsrsrs

Fico refletindo de vez em quando e acho que essa técnica serve como "salvação" para as falhas que nós (pais) cometemos em algum(ns) momento(s). Pode ser que sim, pode ser que não. Só sei que, brincadeiras à parte, a verdade é que ela funciona.

No caso das meninas, tem servido como estímulo para conhecer o "novo", sem ficar com um "pré-conceito" e medo do desconhecido. E ver o orgulho delas depois de terem passado pela experiência e compartilhá-la com as outras pessoas ao seu redor, tenho que usar (de novo) a frase "não tem preço". Vale a pena cada centavo, ops, cada real gasto. Vira investimento. :)

Espero não contribuir muito para a falta da moeda de R$1,00 no mercado, mas se por acaso perceberem que tá faltando.... já sabem onde encontrá-las. :-)

5 comentários:

  1. Tati,
    Lá em casa a gente nao da premios por fazer as coisas certas, talvez deveriamos. Agora em relacao a moeda, desde de sempre ensinei a Fernanda a guardar moedinhas. Teve uma vez que juntando o porquinho dela deu R$ 250 em moedas de R$1. Isso tudo vai direto para um PGBL dela!

    Beijos. Bada

    ResponderExcluir
  2. Opaaaaaaaaaaa... eu também coloco minhas moedas de R$ 1,00 num porquinho de barro... vou começar a fazer a cabeça da minha mãe para ela me dar uma moeda sempre que eu fizer algo certo... hahahahahahahhahaha

    ResponderExcluir
  3. Oi Tatinha,
    Adorei o post! As meninas estão bem espertinhas... ; )
    Ainda não estamos na fase da negociação com o Dudu, porque ele costuma fazer o que pedimos. Por enquanto juntamos todas as moedinhas da casa no cofrinho dele e a conta dele tem mais dinheiro do que a minha....hahahaha
    Vamos ver como vai funcionar essa fase aqui em casa.
    beijinhos,

    ResponderExcluir
  4. Tati,

    Desculpe, mas sou contra essa "técnica". Acho que ela distorce valores e vai acabar gerando um comportamento "mercantilista". Como pai de 4 filhos, não resisti em comentar para expor a minha visão...

    Além disso, quando a motivação não é intrínseca, o prêmio rapidamente perde o efeito, principalmente se for criada uma lógica "se... então...".

    Recomendo o livro do Dan Pink, que mostra como a Ciência já comprovou, a partir de pesquisas e experimentos consistentes, que essa prática acaba trazendo muitos problemas - vale tanto para o mundo corporativo quanto para a educação dos nossos filhos.

    []s,
    Saldanha

    ResponderExcluir
  5. daqui a pouco, gabi e nandinha vão abrir um banco de investimentos... oba! o tom é o consorte da nandinha tá, nn se esquece!!! hahahahaha....
    eu agora estou no dilema de começar a dar ou não uma semanada pro chico. acho legal pra ele entender mais concretamente a relação com o dinheiro. estou aqui elaborando como vou encaminhar este processo...

    ResponderExcluir